Membros do Sense ganham o 2º lugar no desafio da AVSS de recuperação semântica de pessoa usando biometria suave

Um método proposto por membros do Sense ganhou o 2º lugar na tarefa “Pesquisa de Imagens de Vigilância” do desafio Recuperação de Pessoa Semântica em Vigilância Usando Biometria Suave, na Conferência de Vídeo Avançado e Vigilância Baseada em Sinal, AVSS 2018. Gabriel Resende Gonçalves liderou o trabalho, desenvolvido em colaboração com os alunos de pós-graduação Antônio Carlos de Nazaré Júnior, Matheus Alves Diniz e o aluno de graduação Luiz Eduardo Lima. O AVSS foi realizado entre os dias 27 e 30 de novembro em Auckland, Nova Zelândia, e foi promovido pela Auckland University of Technology.

Em paralelo às suas palestras, oficinas e tutoriais, o AVSS lançou dois desafios, Monitoramento Avançado de Tráfego e Recuperação de Pessoa Semântica em Vigilância Usando Biometria Suave, cada um deles dividido em duas tarefas. A equipe do Sense participou do último desafio, na tarefa “Pesquisa de Imagens de Vigilância”.

Um objetivo comum na vigilância e segurança é localizar um sujeito de interesse puramente a partir de uma descrição semântica, como um formulário de descrição do infrator entregue a uma agência de aplicação da lei. Essas tarefas são realizadas principalmente pelos operadores, seja manualmente pesquisando as instalações ou por inspeção visual de horas de vídeo. Uma alternativa promissora é a pesquisa semântica automática.

A pesquisa semântica é de interesse primário, pois não exige o registro do assunto em uma galeria de indivíduos conhecidos, como várias outras abordagens, em vez disso, pesquisa vídeos com base em uma consulta de destino fornecida por texto que especifica, por exemplo, sexo e vestuário tipo e cor. O principal objetivo do desafio abordado pela equipe do Sense pode ser visto como análogo a uma tarefa de reidentificação de pessoas, mas com consultas de texto em vez de imagens de teste.

O método premiado proposto por pesquisadores da Sense aborda esse problema através de um aprendizado multitarefa, que pressupõe que os atributos disponíveis para a consulta são altamente relacionados e podem ser aprendidos juntos na mesma rede como tarefas diferentes.

A abordagem
O método proposto para o desafio é resultado da pesquisa Recuperação Biométrica Suave Utilizando Rede Multitarefa Profunda, liderada por Gabriel Resende Gonçalves. O trabalho teve contribuições dos alunos de pós-graduação Antônio Carlos de Nazaré Júnior e Matheus Alves Diniz e do aluno de graduação Luiz Eduardo Lima. O professor William Robson Schwartz, coordenador do Smart Sense Laboratory, orientou a pesquisa.

AVSS 2018
Em sua 15ª edição, a Conferência Internacional sobre Vídeo Avançado e Vigilância Baseada em Sinal enfoca a teoria, métodos, sistemas e aplicações subjacentes da vigilância. Realizada pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), a AVSS é a principal conferência no campo da vigilância baseada em vídeo e sinal e reúne especialistas da academia, indústria e governo para promover teorias, métodos, sistemas e aplicativos relacionados à vigilância. Desde a sua criação, o evento já foi sediado em quatro continentes.

Siga as atualizações do Laboratório Smart Sense através do nosso Facebook e Twitter.