SSAT – Ferramenta de Anotação de Vigilância Inteligente

Donwload:

A Ferramenta de Anotação de Vigilância Inteligente (SSAT), como o próprio nome indica, é uma ferramenta de anotação, livre e interativa, para a comunidade de visão computacional. Isso facilita a maneira de pesquisadores anotarem dados em datasets massivos. Esta ferramenta ainda está em refinamento, no futuro, será possível criar e manipular caixas delimitadoras no vídeo.

Contato: Rafael Vareto (rafaelvareto@ufmg.com)

 

Vídeo explanatório

Vídeo extraído do Dataset Interativo, concurso de RCP sobre a Descrição Semântica das Atividades Humanas (SDHA).

 

Uso apropriado

Existem alguns requisitos que fazem o SSAT funcionar corretamente.

Nenhuma operação pode ser executada se nenhum vídeo tiver sido carregado anteriormente, para carregar um vídeo pressione “Arquivo” na barra de menu e depois “Abrir” (ou use o atalho CTR + O) uma caixa de diálogo aberta irá aparecer e você pode selecionar qualquer vídeo que tenha um formato .mp4 ou .avi

imagem1

Observe que na imagem todos os recursos estão bloqueados porque nenhum vídeo foi carregado.

Image extrated from Interactive Dataset, CPR contest on Semantic Description of Human Activities (SDHA)

Imagem extraída do Dataset Interativo, concurso do RCP sobre a Descrição Semântica das Atividades Humanas (SDHA)

Depois que o vídeo é carregado, todas as funcionalidades começam a funcionar corretamente.

  • Antes de iniciar a anotação o usuário deve estabelecer os atributos em que deseja basear suas anotações, para isso selecione “Anotação” na barra de menus seguida de atributos, outra caixa de diálogo irá aparecer e o usuário poderá criar uma hierarquia de categorias (filtros) e rótulos.

imagem1 imagem1

  • A caixa de atributos, mostrada na imagem acima, será inicialmente vazia, os atributos são definidos seguindo uma hierarquia de categorias e rótulos, essa hierarquia foi criada para facilitar o uso da ferramenta no meio de um grande número de rótulos diferentes. Assim, uma categoria pode ser entendida como uma coleção de rótulos, que têm algo em comum. Não é possível criar um rótulo que não pertença a uma categoria, de modo que o botão “inserir rótulo” permaneça desativado até que uma categoria seja selecionada, o usuário também pode editar uma anotação já feita clicando duas vezes na tabela e fazendo o mudanças desejadas.
  • Existem dois tipos de anotação: anotação baseada em quadros e caixa delimitadora (anotação baseada em caixa delimitadora ainda não disponível nesta versão), a primeira compreende todo o quadro de vídeo enquanto a segunda especifica uma região (caixa) da imagem de vídeo, para anotar clique com o botão direito do mouse no vídeo e, em seguida, escolha entre a caixa baseada em quadros e a caixa delimitadora.
    1. As caixas de quadros contêm as seguintes informações: categoria, rótulo, quadro inicial, quadro final e informações gerais.  
    2. As caixas delimitadoras abrangem informações como: categoria, rótulo, quadro inicial, quadro final, posição do eixo x, posição do eixo y, largura, altura e informações gerais.
    Image extrated from Interactive Dataset, CPR contest on Semantic Description of Human Activities (SDHA)

Imagem extraída do Dataset Interativo, concurso do RCP sobre a Descrição Semântica das Atividades Humanas (SDHA)

Atualmente, as anotações baseadas na caixa delimitadora ainda estão sendo desenvolvidas, portanto, elas não funcionam corretamente, o usuário pode criar caixas na tela e elas são salvas, mas as caixas delimitadoras não podem ser removidas ou alteradas no núcleo do SSAT.

  • Sempre que o usuário decide importar / exportar um arquivo, ele deve clicar no arquivo e, em seguida, seleciona importar / exportar JSON (ou usar o atalho CRT + E para exportar e CRT + I para importar) e, em seguida, especificar o arquivo desejado para importar ou pasta para exportar. Observe que a cada 10 segundos um arquivo de segurança será exportado para o diretório raiz e, se o usuário abrir um vídeo que ele já abriu antes, ele será solicitado a importar essa cópia de segurança.

Donwload: