Vigilância Inteligente

Problemas de visão computacional aplicados à vigilância visual vêm sendo estudados há vários anos com o objetivo de encontrar soluções precisas e eficientes, necessárias para permitir a execução de sistemas de vigilância em ambientes reais. O principal objetivo de tais sistemas é analisar a cena com foco na detecção e reconhecimento de atividades suspeitas realizadas por seres humanos na cena, para que o pessoal de segurança possa prestar mais atenção a essas atividades pré-selecionadas. Para conseguir isso, vários problemas precisam ser resolvidos primeiro, por exemplo, subtração de fundo, detecção de pessoas, rastreamento e reidentificação, reconhecimento facial e reconhecimento de ações. Embora cada um desses problemas tenha sido pesquisado nas últimas décadas, eles são dificilmente considerados em uma sequência, cada um é geralmente resolvido individualmente. No entanto, em cenários reais de vigilância, os problemas acima mencionados devem ser resolvidos em sequência, considerando apenas os vídeos como entrada.

Softwares

Publicações Relacionadas

Raphael Felipe Carvalho de Prates

Matching People Across Surveillance Cameras Tese PhD

Universidade Federal de Minas Gerais, 2019.

Resumo | BibTeX

Antonio Carlos Nazare Junior; William Robson Schwartz

A scalable and flexible framework for smart video surveillance Journal Article

Em: Computer Vision and Image Understanding, 144 (C), pp. 258–275, 2016.

Antonio Carlos Nazare Junior

A Scalable and Versatile Framework for Smart Video Surveillance Masters Thesis

Federal University of Minas Gerais, 2014.

Resumo | Links | BibTeX

Antonio Carlos Nazare Junior; Cassio Elias Santos dos Junior; Renato Ferreira; William Robson Schwartz

Smart Surveillance Framework: A Versatile Tool for Video Analysis Inproceedings

Em: IEEE Winter Conference on Applications of Computer Vision, pp. 753–760, 2014.

Antonio Carlos Nazare Junior; Renato Ferreira; William Robson Schwartz

Scalable Feature Extraction for Visual Surveillance Inproceedings

Em: Iberoamerican Congress on Pattern Recognition (CIARP), pp. 375-382, Springer International Publishing, 2014.