Victor Hugo de Melo apresentará sua pesquisa sobre reconhecimento de atividades no SIBGRAPI 2018

Imagens extraídas dos datasets usados para treinar o método.

A compreensão de vídeo é a próxima fronteira da visão computacional, na qual o reconhecimento da atividade desempenha um papel importante. O doutorando Victor Hugo Melo apresentará sua nova abordagem ao assunto, baseada em pistas contextuais obtidas a partir de detecções de objetos na cena, na principal conferência sobre visão computacional na América do Sul, na Conferência sobre Gráficos, Padrões e Imagens, SIBGRAPI 2018. Em sua 31ª edição, a conferência será realizada de 29 de outubro a 1º de novembro em Foz do Iguaçu, Paraná.

Em seu trabalho, Melo aproveita dicas contextuais obtidas a partir de detecções de objetos na cena, assumindo que objetos relevantes para uma ação apresentam relações espaciais características em relação ao sujeito que a executa. Quando combinados com uma rede neural convolucional de última geração, os resultados são promissores, mostrando que o método proposto melhora o reconhecimento de certas ações orientadas a objetos. “Nossos experimentos apoiam a hipótese de que a disposição espacial de um objeto fornece uma pista importante para o reconhecimento da atividade”, afirma o pesquisador.

A abordagem baseada em dados que será apresentada na conferência mostra que, além dessas características espaciais, pode haver outras informações importantes que aprimoram ainda mais o reconhecimento de atividades baseadas em objetos, como co-ocorrência, tamanho relativo e informações temporais.

Sobre a participação, Victor Hugo declarou: “apresentar este trabalho no SIBGRAPI 2018 é uma grande oportunidade, pois nos permitirá obter feedback da comunidade, procurando novas maneiras de abordar o problema e ampliar este trabalho”.

O pesquisador

Melo é mestre em Ciência da Computação pela UFMG com a dissertação “Abordagens de Otimização Rápida e Robusta para Detecção de Pedestres”. Seus principais tópicos de pesquisa são visão computacional e reconhecimento da atividade humana. Ele também é líder técnico em projetos de P & D em empresas privadas.

A publicação

Liderado por Melo, o trabalho contou com as contribuições do graduando do Laboratório Smart Sense, Jesimon Barreto dos Santos, dos pós-graduandos Carlos Caetano e Jessica Sena, Otavio Penatti do Samsung Research Institute e do professor William Schwartz, orientador e coordenador do Laboratório Smart Sense.

A conferência

A Conferência sobre Gráficos, Padrões e Imagens é um evento anual líder que combina contribuições de quatro assuntos principais relacionados à computação de imagens: computação gráfica e visão, reconhecimento de padrões e processamento de imagens. Os procedimentos foram publicados pela IEEE Xplore desde 1997. Este ano a SIBGRAPI será co-localizada com outros dois grandes eventos: SBGames 2018, o Simpósio de Jogos de Computador e Entretenimento Digital, e SVR 2018, o Simpósio Virtual e Realidade Aumentada.