SOBRE NÓS

No fim de 2012, o professor William Robson Schwartz teve a ideia de criar um grupo de pesquisa focado em vigilância inteligente e fomentar a área no Brasil. Em janeiro de 2013, o Smart Surveillence Interest Group, atual Laboratório Smart Sense, nascia no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Da primeira reunião, que contou com quatro pessoas presentes, muita coisa mudou e o grupo expandiu-se não apenas em membros, mas também em foco, que além de vigilância inteligente e biometria agora inclui computação forense.

Atualmente o Laboratório Smart Sense é composto por cerca de 30 membros, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e desenvolvedores. Para investigar problemas nas suas três principais áreas de interesse (vigilância por vídeo, computação forense e biometria), o grupo desenvolve técnicas de visão computacional, aprendizado de máquina e processamento digital de imagem.

Em seus cinco anos de existência, o grupo alcançou uma extensa produção acadêmica com publicações apresentadas nos principais periódicos  e conferências internacionais.

O Smart Sense desenvolve projetos com apoio de agências governamentais como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O grupo também trabalha em projetos de P&D em parceria com empresas privadas como Samsung, Petrobras, Hewlett-Packard e Maxtrack. Tais parcerias permitem ao grupo divulgar seu trabalho e transformá-lo em benefícios mais diretos para a sociedade, por meio de novos produtos e tecnologias.


Manual da marca

Através deste link, está disponível o nosso manual de aplicação da marca, com informações sobre o design do ícone, uso do logotipo e do ícone, tamanho, espaço livre, tipografia e cores. Variadas versões do logotipo estão disponíveis para uso através deste link.

SMART SENSE LABORATORY

setembro, 2018
Décima defesa de mestrado

Décima defesa de mestrado

Reconhecimento de Atividade Humana Baseado em Sensores Vestíveis Usando Conjunto Multi-escala DCNN, de Jéssica Sena

agosto, 2018

Sense torna-se laboratório

Grupo de pesquisa transforma-se em laboratório do Departamento de Ciência da Computação da UFMG

julho, 2018

Início do projeto de P&D com a Petrobras

Parceria com a Petrobras para implementar um sistema automatizado de monitoramento da proteção dos trabalhadores nas plataformas de petróleo

outubro, 2017

Primeiro prêmio internacional

Segundo melhor artigo na premiação IAPR/IEEE para Rafael Vareto, na Conferência Internacional Conjunta sobre Biometria (IJCB), pelo trabalho “Rumo ao reconhecimento de faces em galeria aberta usando funções de hashing”

junho, 2017

Projeto Maxtrack

Desenvolvimento de um framework de Video Analytics para análise dos vídeos coletados pela plataforma de IoT da empresa de telemetria

outubro, 2016
Primeiro workshop

Primeiro workshop

DeepEyes workshop, realizado em dois dias na UFMG

setembro, 2016

Centésima reunião do grupo

junho, 2016

Projeto Hewlett-Packard

Pesquisa e validação de métodos de reconhecimento de atividades baseados em contexto, utilizando dados visuais

fevereiro, 2016

Projeto Samsung

Pesquisa e desenvolvimento de novos algoritmos para o reconhecimento automático de atividades humanas baseado em dados visuais e sensoriais

fevereiro, 2015

Primeira defesa de doutorado

Detecção de Mudanças em Cenas Terrestres Usando Imagens Aéreas, de Marco Túlio Alves Rodrigues, membro do Sense de 2013 a 2016

abril, 2014

Primeira câmera

Câmera PTZ  – AXIS P5512-E

fevereiro, 2014

Primeira defesa do mestrado

Abordagens de otimização rápidas e robustas para detecção de pedestres, de Victor Hugo Cunha de Melo

dezembro, 2013

Primeiro happy hour

outubro, 2013

Primeira placa de GPU

outubro, 2013

Primeiro prêmio nacional

Segundo lugar no Workshop de Monografias da 26ª Conferência Sobre Gráficos, Padrões e Imagens (SIBGRAPI) para Cássio dos Santos Júnior, pelo trabalho “Detectando sujeitos não inscritos em galerias de rostos”

janeiro, 2013

Fundação do grupo de pesquisa