Laboratório Smart Sense se junta à Petrobras em projeto de pesquisa e desenvolvimento de três anos

[trx_title align=”center” color=”#000000″ top=”null”]

[/trx_title]

O Laboratório Smart Sense iniciou uma parceria com a Petrobras, uma das maiores empresas de petróleo do mundo e a maior do Brasil, para trabalhar em um projeto de pesquisa e desenvolvimento de três anos. O principal objetivo é a implementação de um sistema de monitoramento automático para proteção de trabalhadores em plataformas de petróleo. O sistema será capaz de identificar situações de risco e emitir alertas para melhorar a segurança do trabalhador.

“O desenvolvimento de um sistema automático é fundamental, pois, como mostram vários estudos, a atenção do operador diminui significativamente ao longo do tempo, aumentando a chance de erros operacionais”, diz Victor Hugo Melo, Ph.D. estudante e líder técnico do projeto. “O monitoramento da câmera é uma tarefa difícil para os operadores humanos, o que é ainda mais desafiador quando várias câmeras precisam ser monitoradas simultaneamente”, completa.

Mais de dez pesquisadores compõem a equipe coordenada pelo Prof. William Robson Schwartz e tendo Victor Hugo Melo como líder técnico. Esta equipe desenvolverá soluções para detecção de uso inadequado de equipamentos de proteção, obstruções de rotas de fuga e identificação biométrica.

Para Melo, além das contribuições para melhoria da segurança em ambientes industriais, o projeto também apresenta uma grande oportunidade para avanços técnicos e científicos. “Abrange problemas de várias áreas, algumas das quais ainda estão abertas. Algumas dessas áreas incluem o design de sistemas de vigilância, processamento massivo de vídeo e dados, aprendizado de máquina e controle ativo de câmeras ”, aponta.

O projeto também envolve pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e do Instituto Eldorado.

Siga as atualizações do Smart Sense Laboratory através do nosso Facebook e Twitter.