Rafael Vareto, membro do Sense, recebe o prêmio de Melhor Tese de Mestrado na SIBGRAPI 2018

[trx_title align=”center” color=”#000000″ top=”null”]

[/trx_title]

Rafael Henrique Vareto ganhou o Prêmio de Melhor Tese de Mestrado no Workshop de Teses e Dissertações (WTD) da 31ª Conferência de Gráficos, Padrões e Imagens, SIBGRAPI 2018. Atual aluno de doutorado, o membro Sense apresentou sua pesquisa “Reconhecimento Facial Baseado em uma Coleção de Classificadores Binários”, defendida no ano passado. Iniciada em 29 de outubro e encerrada ontem, a SIBGRAPI é a principal conferência sobre visão computacional e gráficos na América do Sul.

O reconhecimento facial é amplamente adotado como uma tecnologia biométrica devido ao seu processo sem contato e não invasivo. Em seu trabalho, Vareto aborda a identificação de faces em conjunto aberto, uma das formas de reconhecimento de face mais desafiadoras, na qual o método não pode assumir que todos os assuntos são conhecidos.

A identificação do rosto em conjunto tem que lidar com vários indivíduos não vistos e determinar se uma dada imagem está associada a um sujeito registrado em uma galeria de indivíduos conhecidos ou não. Em seu método, Vareto fundiu funções hash e métodos de classificação para determinar quando amostras de teste são conhecidas, ou seja, incluídas no conjunto de galerias. Os experimentos foram realizados com mínimos quadrados parciais, máquinas de vetores de suporte e redes neurais para mostrar como os histogramas de lista de votos tendem a se comportar para indivíduos conhecidos e desconhecidos sempre que testamos uma amostra de teste.

“O avanço da abordagem reside em nossa hipótese sobre como os histogramas de resposta se comportam sob cenários específicos”, diz Vareto, “e que certos padrões relativos a um histograma de resposta podem ser usados ​​para determinar se um sujeito foi previamente inscrito na lista de equipe ou de observação.

O método proposto é simples e obteve resultados promissores em experimentos realizados nos desafiadores datasets FRGCv1, PubFig83 e VGGFace.

O pesquisador

Atualmente aluno doutorado, Rafael Henrique Vareto é formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), período no qual também frequentou a Universidade de Strathclyde, na Escócia. Ele também possui mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Esta foi a terceira participação de Vareto no SIBGRAPI e seu segundo trabalho completo publicado no evento. Suas principais áreas de pesquisa são Visão Computacional, Processamento de Imagem, Aprendizado de Máquina e Pesquisa Operacional.

A pesquisa

Durante sua pesquisa, Vareto contou com contribuições de Filipe de Oliveira Costa, da Gerência de Processamento de Imagem e Fala do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e de Samira Santos da Silva, ex-mestranda da Sense. O professor William Robson Schwartz, coordenador do Smart Sense Laboratory, orientou a pesquisa de Vareto.

SIBGRAPI 2018

A Conferência de Gráficos, Padrões e Imagens é uma conferência anual líder que combina contribuições de quatro grandes temas relacionados à computação de imagens: computação gráfica e visão, reconhecimento de padrões e processamento de imagens. Os procedimentos são publicados pela IEEE Xplore desde 1997. Este ano, a SIBGRAPI foi co-localizada com outros dois grandes eventos: SBGames 2018, o Simpósio de Jogos de Computador e Entretenimento Digital, e SVR 2018, o Simpósio Virtual e Realidade Aumentada.