Projeto do Sense recebe bolsa de pesquisa do CNPq

Projeto do Sense recebe bolsa de pesquisa do CNPq

O Laboratório Smart Sense recebeu uma bolsa de pesquisa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para o projeto “Making Sense: Robust Approaches to Visual Monitoring”. A bolsa oferece apoio financeiro para projetos que visem o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Brasil.

O foco do projeto de pesquisa é o desenvolvimento e aprimoramento de técnicas de visão computacional e aprendizado de máquina para monitoramento de ambiente automático e em tempo real a partir de uma rede de câmeras de vigilância.

O principal problema abordado pelo projeto é a vigilância visual, e envolverá tarefas como reconhecimento de atividades, detecção de eventos anômalos, manutenção de identidade e otimização de redes neurais profundas.

O professor William Schwartz, coordenador do Sense, é o principal pesquisador do projeto. Para ele, “as soluções para os problemas abordados, além de avançar no estado da arte, podem ser incorporadas aos sistemas de monitoramento de ambientes proporcionando avanços tecnológicos com impacto social, pois proporcionam ambientes mais seguros para o movimento de pessoas e porque existe grande potencial de mercado para sistemas dessa natureza em nosso país ”, afirma.

O projeto será desenvolvido pelo Laboratório Smart Sense em colaboração com pesquisadores da Universidade de Campinas, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de Uberlândia e Universidade Católica de San Pablo (Peru).

Acompanhe as atualizações do Laboratório Smart Sense através do nosso Facebook e Twitter.