Pesquisador Rensso Colque obtém título de doutor em Ciência da Computação

Pesquisador Rensso Colque obtém título de doutor em Ciência da Computação

Rensso Mora Colque obteve nesta sexta-feira (24) seu título de doutor em Ciência da Computação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sua tese, “Abordagens robustas para detecção de anomalias aplicadas à videovigilância”, foi orientada pelo líder do Sense, professor William Robson Schwartz, e propôs três abordagens para detectar padrões anômalos em sequências de vídeo de vigilância.

Um tópico que atraiu interesse de pesquisa significativo nos últimos anos, a detecção de anomalias é um problema difícil devido à dependência das características e do contexto de uma cena específica e embora muitos contextos possam ser semelhantes, os eventos que podem ser considerados anômalos são infinitos e não podem ser aprendido de antemão.

A primeira abordagem, simples de implementar e mostrando resultados experimentais promissores, baseia-se em um descritor de características artesanais que emprega conceitos gerais como orientação, velocidade e entropia para construir um descritor para regiões espaço-temporais. Chamados histogramas, esses descritores são comparados e permitem detectar anomalias.

Com base nas interações homem-objeto, o segundo explora o contexto da cena para determinar padrões normais e, finalmente, detectar um possível evento anômalo. O terceiro é um método inovador que utiliza informações semânticas do movimento e da trajetória das pessoas. A fonte para descrever os eventos na cena – regiões espaço-temporais, interação homem-objeto e trajetória das pessoas – é a principal diferença entre eles. Por fim, Colque apresentou à literatura um novo dataset chamado Badminton, gravado em uma partida de badminton.

Banca avaliadora

O trabalho foi co-orientado por Guillermo Cámara Chávez, professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e orientador de mestrado de Rensso. Os professores Moacir Ponti, da Universidade de São Paulo (USP), Cláudio Rosito Jung, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e os professores Erickson do Nascimento e Jefersson dos Santos, da UFMG, formaram a bancada avaliadora.

O pesquisador

Nascido no Peru, Rensso Colque é formado em Engenharia de Computação pela Universidade Católica de San Pablo (UCSP), e possui mestrado em Ciência da Computação pela UFOP, com uma dissertação sobre a identificação de veículos em vídeos de trânsito. Investiga em sua carreira principalmente processamento gráfico, visão computacional e detecção de anomalias. Sua pesquisa de mestrado foi apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) no doutorado.