16th IEEE International Conference on Advanced Video and Signal-based Surveillance (AVSS)

16th IEEE International Conference on Advanced Video and Signal-based Surveillance (AVSS).

Carlos Caetano, doutorando em ciência da computação e membro do Smart Sense, foi à conferência internacional AVSS realizada em Taiwan para apresentar os excelentes resultados de sua pesquisa no reconhecimento de ação 3D utilizando técnicas de visão computacional e aprendizado de máquina. 

AVSS é a principal conferência internacional no campo da vigilância por vídeo e por processamento de sinais. O objetivo desse encontro é fornecer um fórum interdisciplinar que reúna especialistas da academia, da indústria e do governo para avançar as fronteiras da teorias e métodos dessa área.

Resumo do artigo apresentado:

Devido à disponibilidade de conjuntos de dados que fornecem informações de pose, o reconhecimento de ações humanas 3D tem chamado a atenção da comunidade científica de visão computacional. 

Muitos trabalhos se concentraram na codificação dessas informações como representações de imagem de pose com base na estrutura espacial das articulações do corpo.

Para melhorar ainda mais essas representações, foi introduzido uma nova representação de imagem de pose a ser usada como entrada para Redes Neurais Convolucionais (CNNs), denominada SkeleMotion. A abordagem proposta tem a capacidade de codificar a dinâmica temporal, computando explicitamente os valores de velocidade e direção das articulações do esqueleto humano.

 

Resultados experimentais demonstraram a eficácia da representação proposta no reconhecimento de ação 3D, superando o estado da arte no conjunto de dados NTU RGB+D 120.

http://avss2019.org/