Empresa co-fundada por ex-membro Sense desenvolve robô para classificação automática de cartas de Magic
[/trx_title]
Cássio Elias dos Santos Junior, membro do Smart Sense Lab de 2013 a 2016, é um dos fundadores da Sorting Robotics, uma empresa que recentemente construiu um robô para ajudar revendedores e lojas online a organizar enormes coleções de cartas de Magic: The Gathering. Cassio, que já construiu um popular aplicativo de digitalização de cartas de Magic para Android, tem como parceiros na Sorting Robotics Nohtal Partansky e Sean Lawlor, ambos engenheiros de sistemas egressos do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.
Se você está se perguntando por que um robô é necessário para ajudar neste trabalho, alguns números sobre o jogo podem ajudá-lo a entender. Lançado em 1993, o Magic foi o primeiro jogo de cartas e, em 2015, a estimativa era de que houvesse cerca de 20 milhões de jogadores em todo o mundo e mais de vinte bilhões de Magic cards produzidos apenas no período de 2008 a 2016. Reunidos em criaturas, encantamentos, feitiçarias e outras classes, o número de cartas únicas até abril do ano passado foi de 19.989.
Dispensando extenso conhecimento específico sobre o jogo, pesquisa meticulosa e organização manual, a máquina é capaz de identificar cada carta e classificar por diferentes critérios. A classificação pode ser feita em ordem alfabética, pelo conjunto de uma carta (branca, azul, preta, vermelha, verde, incolor ou multicolorida) ou pelo valor de revenda, extraída da TCGPlayer, uma loja de jogos colecionáveis on-line. No entanto, os desenvolvedores estão abertos para ajudar na lógica de classificação personalizada. A máquina pode carregar até 1.000 cartas por vez, que podem ser classificadas em menos de duas horas. Além disso, o sistema fornece uma planilha resumindo os dados das cartas.
Com mestrado em Ciência da Computação, Cassio resolveu o estágio de digitalização das cartas, no qual câmeras e algoritmos de visão computacional são empregados para identificá-las. Feito isso, um sistema pneumático com superfícies polidas e ventosas de silicone move as cartas de pilha a pilha com contato limitado, para evitar danificações. O sistema usa o fluxo de ar dentro da máquina para evitar que ela eleve mais de um carta por vez, evitando assim o problema de cartas coladas.
Atualmente, o sistema só organiza e classifica cartas de Magic, mas logo também suportará cartas de Yu-Gi-Oh! e Pokémon.
Delver Lens
Cassio tem lidado com Magic: The Gathering por pelo menos cinco anos. Em 2016, as ideias de Cassio se materializaram no Delver Lens, um aplicativo de scanner de cartões projetado para organizar e compartilhar a coleção do usuário. O aplicativo Android é capaz de reconhecer 40.730 cartões, tokens e emblemas no total e precifica, compra e vende cartas em plataformas como o TCGplayer, MagicCardsMarket (MKM) e Card Kingdom. Ele também oferece pesquisa avançada de cartas na coleção do usuário, texto do Oracle off-line e gerencia os decks. O aplicativo foi baixado mais de 100.000 vezes e tem uma classificação de 4.6 pelos usuários.
O egresso
Cássio Elias dos Santos é bacharel e mestre em Ciência da Computação, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O professor William Robson Schwartz, coordenador do Sense, orientou sua tese de graduação “Detection of Individuals Not Registered in Face Galleries” e a dissertação de mestrado “Partial Least Squares for Face Hashing”.
Siga as atualizações do Smart Sense Lab através do nosso Facebook and Twitter.