Professor William Schwartz apresenta palestra sobre videovigilância e biometria na UNESP

Nesta terça-feira (2), o anfiteatro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) receberá uma palestra do Professor William Schwartz, chefe do Laboratório Smart Sense, na 7ª Semana de Ciência da Computação de Presidente Prudente. Fechando as atividades programadas para o dia, sua palestra abordará os desafios da visão computacional em videovigilância e biometria.

Técnicas de visão computacional aplicadas à videovigilância e biometria têm sido investigadas há muitos anos para desenvolver sistemas de vigilância inteligentes e eficientes para implantação em ambientes reais. Nesta área, o objetivo principal é analisar a cena para reconhecer e entender atividades humanas suspeitas.

No entanto, a videovigilância e a biometria ainda enfrentam vários desafios, como a grande quantidade e a baixa qualidade dos dados, o que leva a padrões visuais pequenos e ruidosos.

Em sua palestra, o professor Schwartz discute essas questões importantes e apresenta pesquisas em andamento abordando esses tópicos. Sobre sua participação no evento, ele comentou: “é uma oportunidade para divulgar o trabalho realizado no Sense e apresentar aos alunos oportunidades de pesquisa no campo da computação visual”.

O professor

Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais, William Robson Schwartz é Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de Maryland. Em sua trajetória como pesquisador, ele investigou principalmente visão computacional e aprendizado de máquina aplicada à videovigilância, análise forense e biometria.

Schwartz é o coordenador do Laboratório Smart Sense, que se concentra na vigilância em grande escala com base em dados visuais e sensoriais. Ele orienta diversos alunos de pós-graduação e conta com projetos financiados por agências como CAPES, CNPq e FAPEMIG, além de empresas como Petrobras, Samsung, Hewlett-Packard e Maxtrack.

O evento

Iniciado ontem (1) e com atividades planejadas até sexta-feira (5), o programa da 7ª Semana de Ciência da Computação de Presidente Prudente (SECOMPP) inclui discussões, mini-cursos sobre temas como HTML, CSS, Python, robótica educacional e aprendizagem profunda e fala sobre visão computacional e aprendizado de máquina.